História do NEP



timeline nep




Adesão e Evolução na Região Metropolitana 1 - Baixada Fluminense.

Novembro de 2011 - Adesão ao projeto

Com o objetivo de levar informações da maneira mais rápida possível às áreas remotas de difícil e demorado acesso, além de deficitários níveis disponíveis de
informação, o município de Japeri, através da portaria 2546/GM/MS de novembro de 2011, fez a adesão ao Projeto Regional de Telessaúde, se estendendo a todos os munícipios da Baixada Fluminense.

mapa do consórcio




Junho de 2012 - Definição da sede

Em dezembro do mesmo ano, os Municípios começam a se estruturar adquirindo equipamentos necessários para implementação e começam também a definir o melhor local para implantação da sede física do Núcleo Telessaúde Brasil Redes da Região Metropolitana I - Baixada Fluminense

Levando em conta a já existência, desde fevereiro de 2000, do Cisbaf - Consórcio Intermunicipal de Saúde Baixada Fluminense, sendo um poderoso instrumento de gestão da saúde em toda baixada fluminense, fica estabelecido, através das Deliberações CIR n. 46/20212 e 29/2012, como sede física do Núcleo Regional. Como parceria na implantação do Projeto, contamos com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, que já a mesma já possuía atividades em telemedicina, tele-educação e teleassistência em saúde, seguindo os avanços propostos pelo Ministério da Saúde.

Após operação, constata-se que o retorno sobre o investimento no estabelecimento do Núcleo de Telessaúde na região é extremamente significativo, trazendo diversas melhorias na resolubilidade da assistência prestada à população, entre eles estão:

  • Redução de encaminhamentos desnecessários devido intervenção por consulta;
  • Melhoria da qualidade assistencial;
  • Redução dos custos da atenção à saúde;
  • Observatório das necessidades e demandas da região.

Abrangência de atendimento a 11 municípios: Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, São João de Meriti e Seropédica, que totalizam 3.810.106 habitantes (IBGE - Estimativa Populacional 2021).



Agosto de 2013 - Implementação do Telessaúde

Após diversos desafios superadores e rompimentos de paradigmas, em 22 de agosto de 2013, foi instalado o Núcleo Telessaúde Baixada Fluminense, através de uma videoconferência com o tema: “Ampliação do Telessaúde Brasil Redes do Estado do Rio de Janeiro”, coordenada e realizada em parceria pelo Núcleo Central UERJ, nas dependências do CISBAF.



Em 8 de outubro do mesmo ano, aconteceu o primeiro trabalho de informação e divulgação do projeto, o I Encontro do Núcleo Regional do Telessaúde da Baixada Fluminense, que contou com a presença de gestores e técnicos da Atenção Básica.

Após esse evento foi realizado um levantamento pela Coordenação Regional do projeto no CISBAF, onde foram identificadas as principais dificuldades referentes à conectividade nos municípios e a pouca utilização da plataforma de teleconsultoria pelos profissionais de saúde da Atenção Básica.

Como estratégia para estimular o cadastro e a utilização da ferramenta Telessaúde foram realizadas visitas in loco aos pontos instalados, incentivando e capacitando os profissionais da saúde diretamente em seus ambientes de trabalho.

Paralelamente, iniciamos cursos presenciais dos temas com maior número de teleconsultas com o objetivo de debater temas do dia a dia no atendimento nas unidades de saúde como Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus com abordagens de acordo com o profissional envolvido.



Período entre 2014 e 2019

Em dezembro de 2014 o Ministério da Saúde editou nova Portaria, instituindo o incentivo financeiro de custeio mensal destinado aos Núcleos Intermunicipais e Estaduais de Telessaúde do Programa Nacional de Telessaúde Brasil Redes na Atenção Básica.

Até aquele momento, o Núcleo Regional da Baixada Fluminense se mantinha com o montante destinado na Portaria 2546/GM/MS repassado em duas parcelas.

Com a mudança do modelo de financiamento, que passa a ser por 2 (dois) componentes, um fixo e outro variável, e de acordo com Porte do Núcleo que era por equipes participantes, se fez necessário uma adaptação na Plataforma de Teleconsultoria para possibilitar o envio da produção e o monitoramento pelo Ministério da Saúde.

Esta mudança requereu uma adaptação da Plataforma Telessaúde que não foi possível por falta de recursos a época.

Desta forma, criamos o Núcleo de Educação Permanente do CISBAF para que pudéssemos manter os treinamentos presenciais e ampliarmos o escopo de profissionais abrangidos com cursos voltados para atenção às Urgências e Emergências, tendo em vista que o CISBAF é o gestor da Central de Regulação de Urgências desde 2004 e passou a contratar os profissionais das Bases Descentralizadas do SAMU, inicialmente do Município de Queimados em 2014, e mais tarde do Município de Nilópolis, cumprindo assim a Portaria 1.010/12 a no seu artigo 11, posteriormente consolidada na Portaria n 06 de 2017.

Os cursos eram ministrados no auditório da sede do CISBAF e, no caso das Bases Descentralizadas, in loco, modelo Ensino Serviço.



2020 - Treinamentos Online e Presenciais

Em 2020, com a pandemia do coronavírus e todo o isolamento social estabelecido, os cursos presenciais oferecidos pelo Cisbaf precisaram ser interrompidos.

Com o objetivo de se adaptar às novas dinâmicas de convivência, novas iniciativas foram necessárias para se manter o contato com o aprendizado, mesmo que à distância, e a manutenção dos constantes treinamentos, principalmente para os profissionais de atendimento básico. Neste contexto, o Cisbaf começa a desenvolver treinamentos online, em formato de cursos, com aulas elaboradas visando atualizar e especializar seus alunos.

Adotamos cursos cujos temas são de saúde nos diversos contextos e na metodologia Microlearning, onde o curso fica disponível por 2 (dois) meses, com acesso 24h por dia onde o aluno pode assistir em qualquer lugar e em qualquer tempo, sendo as aulas na forma de pílulas de conhecimento com duração curta, linguagem de fácil compreensão e conteúdos autossufientes, aplicável ao cotidiano do profissional.

Todas as aulas são gravadas e editadas pelo setor de Comunicação do CISBAF com profissionais convidados que atuam na Região.



Plataforma NEP 2020 - 2023

O primeiro curso online ministrado pelo Cisbaf foi realizado através da plataforma Classroom, fornecida pelo Google de forma gratuita, ele foi desenvolvido e oferecido no ano de 2020.

Posteriormente, afim de aprimorar sua plataforma e proporcionar uma experiência ainda mais agradável para seus alunos, a plataforma utilizada foi substituída, em 2021 o Cisbaf adotou o Moodle, uma plataforma livre de código aberto, extremamente popular e gratuita.

Com a boa adesão constatada nas primeiras experiências de treinamento online e a excelente receptividade por parte dos participantes, o Cisbaf seguiu a linha de treinamentos online mesmo após o término da pandemia, desenvolvendo diversos outros Cursos para públicos específicos distintos, conforme detalhado no catálogo de cursos.



Estatística em Números

Disponibiliza dados e informações relativas as capacitações já realizadas pela Plataforma CISBAF NEP, como os temas, total de inscritos por curso, municípios participantes, entre outros indicadores, de forma dinâmica. O acesso facilitado a dados reais e precisos permite a análise de informações de acordo com as mais variadas necessidades dos gestores.

Nossos Números